Skip to content

Le foyer de la communauté africaine de l’éducation des adultes

Back to magazine

Educação Integrada de Adultos e Jovens em Manhiça

17 février 2025
| José Mucuapa
| DVV International - Moçambique
ALE

Mozambique

Mozambique 2

Decorreu uma visita de trabalho ao distrito da Manhiça no passado dia 13 de Fevereiro de 2025. Uma equipa composta por representante da DVV International ao nível da África Austral e Oeste, na sede dos escritórios em Bonn, Director Regional para a África Austral e Director Nacional em Moçambique, visitou o programa nos postos administrativos da 3 de Fevereiro, Xinavane, respectivamente. Um total de 200 beneficiários tomaram parte da visita. A missão de trabalho tinha por objectivos: aferir o funcionamento do Programa no distrito; dialogar com os beneficiários e lideranças locais a vários níveis; familiarizar-se com o programa e os módulos de integração. A comunidade beneficiária mostrou-se satisfeita e motivada pelo seu trabalho que contou com uma exibição do seu trabalho numa exposição dos produtos processados tais como bolinhos de mandioca, bolos de batata de polpa alaranjada, sumos de batata de polpa laranjada, óleos de rícino, coco, moringa dentre outros produtos que melhoram a dieta alimentar e aumentam o rendimento familiar por outro através da venda.

O programa de Educação Integrada de Adultos e Jovens é uma combinação eclética de boas práticas de Educação Formal e Não Formal combinando a Literacia e Numeracia com as técnicas do Diagnóstico Rural Participativo. É uma metodologia que está sendo implementada nas províncias de Gaza, Maputo e Sofala e com planos de expansão a província de Tete. O Ministério de Educação e Cultura de Moçambique reconheceu o papel que a DVV International desempenha na implementação deste modelo de Educação de Adultos dada a sua relevância dos conteúdos, o facto de ser modular, flexível e de curta duração, o que faz com que haja retenção dos participantes nos círculos de Alfabetização e Educação de Adultos e Jovens.

Veja o vídeo aqui.

Pour consulter les commentaires sur cet article/ressource, cliquez ici pour vous inscrire au mouvement MOJA ALE. Si vous êtes déjà membre, connectez-vous ici.