AAEA reforça competências de leitura e numeracia no âmbito do Projecto MOSAP III
Angola
A Associação Angolana para a Educação de Adultos (AAEA) deu, no dia 6, início a um ciclo de formação, a decorrer até 10 de Janeiro de 2026, no âmbito do Programa de Reforço das Competências Funcionais de Leitura e Numeracia, dirigida aos beneficiários do Projecto MOSAP III.
A iniciativa, implementada pela AAEA, no quadro de uma parceria estratégica com a Totticogo, integra uma das componentes do Projecto MOSAP III, um projecto de desenvolvimento comunitário e protecção social, financiado pelo Banco Mundial, que visa reforçar competências, promover a inclusão social e melhorar as condições de vida das populações beneficiárias, com especial enfoque para o desenvolvimento local.
A formação tem como objectivo capacitar coordenadores provinciais e supervisores municipais que irão trabalhar directamente com os facilitadores das Escolas de Campo, nas províncias de intervenção da primeira fase do projecto, nomeadamente Benguela, Cuanza Sul, Huíla, Namibe e Icolo e Bengo.
A acção visa reforçar competências básicas de leitura e numeracia, promovendo aprendizagem funcional e a participação activa, com base na metodologia APLICA (Alfabetização Participativa Libertadora Instrumentada por Comunidades Actuantes), utilizada pela AAEA.
A metodologia APLICA constitui a adaptação angolana da metodologia REFLECT (Regenerated Freirean Literacy through Empowering Community Techniques), desenvolvida pela ONG britânica ActionAid, fundamentada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire e nas abordagens do Diagnóstico Rural Participativo (DRP).